"MAQUIAGEM É A LINGUAGEM EM QUE EXPLORAMOS NOSSA PRÓPRIA POESIA"

terça-feira, 7 de setembro de 2010

FALANDO DE MAQUIAGEM - DOM, TÉCNICA E MATERIAL.


Muitos me perguntam sobre maquiagem, sobre técnicas, truques e quando novamente ministrarei um curso... Resolvi então, postar algumas dicas, enquanto esse momento não chega! Será o post sempre intitulado: FALANDO DE MAQUIAGEM!

Antes de se adentrar especificamente no que diz respeito à maquiagem, propriamente dita, e a todos os processos para se realizá-la, cabe salientar um ponto fundamental de partida, que nada mais é do que conceituar o desenvolvimento desta arte.

Entendo que qualquer pessoa que deseje executar, desenvolver ou criar uma maquiagem, necessite como meio de partida estabelecer e entender três grandes conceitos intrínsecos. Que abordarei a seguir:



Dom – Experiência Estética;



Muito comumente é normal se ouvir dizer que um(a) bom(a) maquiador(a) necessita possuir de antemão um dom natural para saber realizar uma boa maquiagem.

De fato, o dom é um fator necessário, porém, compreendo, diferentemente do que se prediz, que o dom não é algo consolidado, imutável, que possuímos ou não. Mas sim, algo que possa ser desenvolvido, exercitado, alcançado.

Primeiramente através da predisposição pessoal de cada um, em estar atencioso a tudo o que pode contribuir para uma boa maquiagem, ou seja, estar atento a volumes, luz, cores, efeitos, formas. Elementos estes, que condicionam uma relação direta ao exercício de maquiar.

A esta abertura no campo visual, pessoal a cada um, chamo de Experiência Estética;




TécnicaPrática Cotidiana;



Pode-se hoje identificar dois tipos bem específicos de técnicas de maquiagem: as seculares e as pessoais.

Primeiro, as ditas seculares, são aquelas que passam de geração em geração ou de pessoa para pessoa, ou seja, aquelas que aprendemos com outrem.

Em segundo, as chamadas pessoais, nada mais são do que as próprias técnicas que passamos a desenvolver na prática, e, são experimentadas e aceitas como técnicas positivas, porque criaram um efeito satisfatório, ou um truque interessante, por exemplo.

Deste modo, cada artista de maquiagem acaba por criar o seu próprio estilo de trabalho, ou mesmo sua própria técnica de trabalho. Ressalvando que assim podem existir estilos e técnicas diferentes a cada um.




MaterialEscolha de Produtos;



Somado ao dom e às técnicas específicas, o material de trabalho, também é um importante aliado à realização de uma boa maquiagem.

Erroneamente costuma-se dizer que produto bom é sinônimo de produto caro. Necessariamente não. Hoje é possível encontrar uma grande variedade de marcas e grifes e conseqüentemente, uma gama de preços.

Cabe então ao profissional de maquiagem, ou ao próprio usuário(a), estabelecer o seu próprio critério de escolha e passar a compor um estoque pessoal de material de trabalho, bem como, utilizar os produtos e preços que melhor lhe convier ou satisfazer.



Importante:



Diante deste conceito fundamental para a maquiagem, onde estejam estabelecidos o Dom, a Técnica e o Material, o profissional, ou usuário(a) está habilitado a desenvolver o que chamo de Bom Senso, ou seja, está apto a reconhecer o perfil físico de sua cliente, ou de si próprio e, portanto, munido de parâmetros para visualizar qual efeito deva ser empregado em cada caso específico. Realizando assim, uma boa e adequada maquiagem!





Até o próximo: FALANDO DE MAQUIAGEM...


Beijos!

Um comentário:

  1. Amin,adorei seu blog,muito sucesso pra vc e continue a nos presentear com sua arte que é incrível,um grande bjo Annadélia.

    ResponderExcluir