"MAQUIAGEM É A LINGUAGEM EM QUE EXPLORAMOS NOSSA PRÓPRIA POESIA"

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"MAX FACTOR" O GÊNIO DA MAQUIAGEM

O que você acharia se voltássemos a um tempo remoto, onde não existisse nada de moderno em se tratando de maquiagem??? Nada de corretivo, nada de gloss, nada de rímel... sem contar a maquiagem à prova d’água!!! Já imaginou? Um terror, não é mesmo? rs...

Pois bem, graças a uma mente visionária, inventiva e extremamente inteligente, hoje possuímos tudo isso e mais um pouco... Max Factor, considerado o Michelangelo da maquiagem, é o responsável por tantas facilidades palpáveis e reais do nosso tempo!

Nascido na Polônia em 1877, inicialmente, chamado de Max Faktor, deu início a sua carreira como maquiador do Royal Ballet na Rússia. Em 1904 se estabeleceu nos EUA, onde então, adaptou seu nome para Max Factor e alí deu início sua incrível trajetória de sucesso...


No começo, um simples maquiador de Hollywood...

Tempos depois... o responsável pela imagem de grandes atrizes como Rita Hayworth, Bette Davis, Clara Bow, Jean Harlow, Katharine Hepburn, Claudette Colbert, e muitas outras! Entre outras palavras: ele construiu a imagem das ‘divas’! Fazendo história, tanto pelo seu trabalho, deixando as atrizes fabulosas, quanto pela criação de seus produtos inovadores!


Max Factor com umas de suas 'engenhocas' que
caracterizava todas as proporções ideais da face

As divas apareciam tão lindas nos filmes, que, todas as simples mortais queriam copiar os seus truques que levavam a perfeição... Foi então que, na década de ‘20’, o gênio começou a comercializar seus produtos em maior escala para grande público, fundando assim, as bases da indústria da beleza.

Rita Hayworth


Katharine Hepburn


Bette Davis


Segundo sua biografia, Max Factor: The Man Who Changed the Faces of the World*, ele foi o primeiro profissional a instituir o termo make-up, tão utilizado por nós. E a definir conceitos de harmonia de cores, relacionando o tom da pele ao cabelo e cor dos olhos. Criando produtos de maquiagem específicos a cada biotipo.

Max Factor, teria sido também, pioneiros em diversos assuntos como:

1914 - primeiro profissional de make-up para imagens em movimento;
1930 - primeiro a produzir cílios postiços e gloss;
1937 – primeiro a criar o Pan-Cake, Pan-Stik e lápiz para sobrancelha;
E foi ainda o criador do precurssor do corretivo – comercializado só em 1954, do rímel com aplicador em bastão e dos produtos a prova d’água, em 1971! Nossa quanta coisa, não?


Ao falecer em 1938, Max Factor deixou um legado de inovações, técnicas, conhecimento e muita inspiração!
Além de uma certeza vital: depois dele, a maquiagem e, por conseguinte, as mulheres, jamais seriam as mesmas. Sorte a nossa! hehe!!

* Max Factor: The Man Who Changed the Faces of the World, de Fred E. Basten, Lançada há poucos meses. Ainda não há versão em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário